VPN Firewall e Segurança





Segurança



O acesso remoto é uma ferramenta essencial de trabalho nas empresas modernas. Mesmo a nível pessoal é uma séria hipótese a considerar pois a salvaguarda de dados como fotografias e documentação privada, faz da nossa informação uma parte importante da nossa vida.


Quando acedemos a informação na cloud ou localmente num disco ou rede, usamos os sistemas de telecomunicações entre os vários dispositivos. Fisicamente, os bits que compõem os dados da sua pesquisa virtual podem atravessar de uns simples metros a vastos milhares de kms por entre várias tecnologias desde os cabos ao satélite.

Os níveis de segurança podem variar nos vários locais por onde passam os dados, mas o mais importante é que haja confidencialidade entre os dois pontos físicos da pesquisa: o utilizador e o disco rígido onde se encontra a informação.


Uma firewall é uma porta e um porteiro para a entrada da sua rede.


Vai ser nesse sistema que todo o tráfego de dados para dentro e fora da empresa vai ser filtrado e analisado, para que não haja acessos remotos não autorizados à informação.





As linhas pretas significam o tráfego filtrado e encriptado e as azuis o tráfego interno do percurso de uma pesquisa de um utilizador remoto a um documento dentro de uma rede privada.

Caso tenha interesse numa destas soluções por favor clique aqui e contacte-nos.



Acessibilidade



Trabalhar fora da empresa pode deixar de ser um problema para si, assim como aceder a dispositivos dentro de sua casa.


Com acessos VPN, um utilizador autorizado pode aceder a todos ou alguns dos recursos de rede disponíveis na intranet da sua empresa, ou na rede da sua casa.

Imprimir documentos de qualquer sítio para a impressora local do escritório da sede, ou pôr a sala de jantar a uma temperatura agradável para quando chegar a casa, passam a ser tarefas possíveis desde que as tenha disponíveis.





Estas comunicações são feitas em túneis encriptados que protegem a informação que por eles passa, ao mesmo tempo que criam pontes entre redes para que o utilizador tenha uma experiência local, a partir de um sítio remoto.


Imagine estar no estrangeiro e cooperar em tempo real com os seus colegas de trabalho em folhas de cálculo ou relatórios partilhados, trabalhar no local de um projecto directamente no ERP de gestão de compras, entre qualquer outra tarefa que realize digitalmente dentro da sua empresa ou casa.


Todas estas situações são possíveis e feitas de uma forma segura e fiável.



Ligações entre escritórios



Uma das particularidades das VPN é proporcionarem a ligação entre várias redes e criar uma ligação invisível ao utilizador, entre dois sítios diferentes.

Ao contrário da VPN on-demand de um dispositivo móvel, este tipo de ligação une duas redes que pertencem à intranet de uma empresa, através de um canal estático e permanente.

A ligação faz-se entre firewalls e o tráfego é através de um túnel encriptado. Pode-se usar layer 2 ou layer 3, dependendo da infraestrutura do cliente e a necessidade da tarefa em causa.





O esquema demonstra uma rede de VPN com vários sites interligados com túneis encriptados layer 2 ou layer 3.

Caso tenha interesse numa destas soluções por favor clique aqui e contacte-nos.